ABERTURA
DIA 02
8:30 às 9:30
Auditório do Centro de Educação
Cerimônia de abertura (representantes institucionais)
9:30 às 11h
Auditório do Centro de Educação
Conferência de abertura
Improvising Social Exchange:
African Influences on North American Social Dance
Prof. Thomas DeFrantz (Duke University)
11h às 12h
Saguão do Centro de Educação
Apresentação Artística
Afoxé Oyá Tokolê
Apresentação Artística
Afoxé Oyá Tokolê
PALESTRAS
DIA 03
8:30 às 10h
Auditório do Centro de Educação
A Dança Afro de Mercedes Baptista , uma Dança Moderna Brasileira
Auditório do Centro de Educação
A Dança Afro de Mercedes Baptista , uma Dança Moderna Brasileira
Palestrante: Profa. Marianna Monteiro (UNESP)
Apresentadora: Profa Maria Acselrad
DIA 04
8:30 às 10h
Auditório da ADUFEPE
Do terreiro ao sambódromo: um olhar sobre a dança afro-brasileira
8:30 às 10h
Auditório da ADUFEPE
Do terreiro ao sambódromo: um olhar sobre a dança afro-brasileira
Palestrante: Profa. Yáskara Donizeti Manzini (UNIRIO)
Apresentadora: Profa Gabriela Santana
MESA REDONDA
DIA 03
17:00 às 19:00 – Auditório do Centro de Educação
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Dança
17:00 às 19:00 – Auditório do Centro de Educação
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Dança
Prof. Wanderley Marchi Junior - UFPR
Prof. Mauro Virgílio – UPE
Profa. Kathya Maria Ayres de Godoy – UNESP
Moderador: Prof. Henrique Gerson Kohl
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
DIA 02
15:30 às 16:00 h
Saguão do Centro de Educação
Olorum cria e recria
Isaura de Assis e Carlos Negreiros
DIA 03
10:30 às 12h
Auditório do Centro de Educação
Auditório do Centro de Educação
Documentário: Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista
Prof. Edilson Fernandes de Souza (UFPE)
Prof. Marianna Monteiro (UNESP)
Prof. Yáskara Mazini (UNIRIO)
Prof. Isaura de Assis
Apresentadora: Prof. Maria Acselrad
15:30 às 17:00h – Saguão do auditório do Centro de Educação Lançamento de livros
DIA 04
18:00 às 18:30
Galeria Capibaribe - CAC
Galeria Capibaribe - CAC
Feito de nós mesmos
Interfaces para a improvisação: investigações sobre a dança e a capoeira Angola
Grupo de pesquisa: Arte, Educação e Diversidade Cultural.
MESAS DE DEBATE
DIA 02
14:00 às 15:30
M2 – Sala 39
O lugar das danças populares e tradicionais na universidade.
Mesa da Rede de Cooperação em Dança - Sala 12
Das 16h às 18h
Integrantes da Cooperac DANÇA
DIA 03
14:00 às 15:30
M1 – Sala 35
Poéticas do corpo: dança e linguagem
M2 – Sala 39
Memória, políticas culturais e narrativas da dança
M3 – Sala 41
Reflexões sobre estética, dança e educação
M4 - Sala 12
M4 - Sala 12
Relatos e ações de grupos de pesquisa
DIA 04
14:00 às 15:30
M1 – Sala 39
Corpo e produção do conhecimento
M2 – Sala 46
Dança: corpo, diásporas e hibridações
PAINÉIS
DIA 04
9 às 18h
Exposição – Saguão do Centro de Educação
Das 10:30 às 12:00
Apresentação - Salas 35, 39, 41 e 44
REUNIÃO CIENTÍFICA DA COOPERAC DANÇA
DIA 04
Das 15:30 às 18h
Sala 12
MESAS DE DEBATE
Dia 02 de outubro
Sala 39
Mesa 2 – O
lugar das danças populares e tradicionais
na universidade
Conceitos e organização curricular da
área de danças populares na UFPB
Ana Valéria R. Vicente (UFPB)
Carolina Laranjeira (UFPB)
Sérgio Oliveira (UFPB)
Resumo
A criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, no ano de 2012,
teve como base conceitual e metodológica as atividades do Núcleo de Estudos e
Pesquisas sobre o Corpo Cênico – NEPCênico, do Departamento de Artes Cênicas
dessa instituição. A presente comunicação tem como objetivo apresentar as
questões relacionadas ao eixo das danças populares brasileiras na estrutura
curricular desse curso, bem como desenvolver reflexões acerca da implementação
de uma formação nessa área com vistas a atuação profissional do licenciado em
dança. Dessa forma, propomos reunir as discussões que emergem a partir da
contratação de professores para o curso e atividades do Núcleo Docente
Estruturante no que tange a importância, objetivos possíveis, desafios e base
conceitual que justifica e direciona a construção dos Programas de Curso e
atuação dos professores para esta formação pretendida.
Palavras-chave: Danças
populares. Tradição. Graduação em dança.
Danças
Tradicionais na Universidade Brasileira: a Dança pensada através do corpo
popular
Daniela Maria Amoroso (UFBA)
Resumo
Esse artigo contextualiza quantitativamente e qualitativamente a
presença das danças tradicionais nas grades curriculares dos cursos de graduação
em Dança nas Universidades Federais e Estaduais Públicas brasileiras. A partir
dessa contextualização, defende-se um ponto de vista da pesquisa em Dança que
relaciona conceitos de análise de dança, em particular, sobre a ‘criação de um
corpo ideal’ e metodologias propostas pela Etnocenologia. Defende-se ainda, o
entendimento do corpo popular enquanto corpo coletivo e holístico,
especialmente nas danças tradicionais de herança africana no Brasil.
Palavras-chave: Danças tradicionais. Universidade. Pesquisa.
Nas
brechas, fendas e fronteiras:
desafios,
potências e limites da presença das danças populares e tradicionais na
universidade
Maria
Acselrad/UFPE
Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar e discutir
algumas experiências que venho desenvolvendo com as danças populares e
tradicionais, junto ao curso de licenciatura em dança, do Departamento Teoria
da Arte e Expressão Artística, da Universidade Federal de Pernambuco, onde atuo
como professora e pesquisadora, articulando as áreas de ensino, pesquisa e
extensão. Para isso, buscarei discutir os desafios do ensino, as potências da
pesquisa, a liberdade e os limites da extensão, de modo a desenvolver uma
reflexão sobre conceitos, práticas e perspectivas para essas danças no contexto
acadêmico e contribuir para uma reflexão sobre o seu lugar na universidade
pública.
Palavras-chave: Danças populares e tradicionais. Zonas
de fronteira. Espaço. Tempo.
Ensino das danças tradicionais e populares brasileiras
– notas sobre Alagoas
César Cavalcanti (UFAL)
Resumo
Esse artigo
relata experiências por mim desenvolvidas acerca dos modos de ensinar as danças
tradicionais e populares do Brasil. Em um primeiro momento foquei a utilização
das proposições de Rudolf Laban como aporte teórico-prático para a elaboração
de proposta metodológica para o ensino dessas danças. O centro das
investigações encontrava-se na construção de estratégias em que a apreensão de
um repertório estabelecido por uma tradição cultural se tornara, a um só tempo,
finalidade objetivada pelo processo de ensino-aprendizado e meio para a
exploração dos aspectos estruturais do movimento e para a contextualização
histórico-cultural via corpo. O atual momento do meu trabalho, concentra-se nas
reflexões acerca das disciplinas Danças das Tradições Populares do Brasil 1 e 2
do Curso de Dança da UFAL. As questões perpassam pelas relações que os alunos
desse Curso estabelecem com essas danças e o quanto isso interfere no processo
de ensino-aprendizagem das disciplinas supracitadas. Localizo as particularidades
do contexto local observando-se a influência da perspectiva folclórica
fortemente arraigada em Alagoas e o estranhamento desses alunos diante da
proposta metodológica adotada. Discuto o quanto esses aspectos interferem nas
possibilidades de experiência desses alunos com essas danças. Utilizo aqui a noção de experiência conforme proposta
por Larosa (2005).
Palavras-chave: Dança. Tradição.
Metodologia. Experiência.
Dia 03 de
Outubro
Sala 35
Mesa 1 –
Poéticas do corpo: dança e linguagem
Linguagens em diálogos:
sobre os métodos de ensino de
balé
Caroline Konzen Castro (CEFET-MG)
Resumo
Este artigo tem como
objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de legitimação dos
métodos de balé clássico e traçar um diálogo entre as especificidades e
diferenças destes métodos.
Palavras-chave: Balé Clássico.
Métodos de Balé. Ensino.
Sobre o véu das ninfas:
corpo, poesia e dança
Olga Valeska (CEFET-MG)
Resumo
Este ensaio analisa o ballet,“L'Après-midi d'un Faune”, usando como instrumental teórico a semiótica de Peirce. Como objeto específico de análise foi escolhido um trecho do filme, “Nijinski: uma história real”, que será abordado em seu aspecto tradutório entre a linguagem poética de Mallarmé e a linguagem híbrida da dança filmada.
Palavras-chave: Semiótica. Dança. Imagem. Tecnologia.
O Maxixe e
Outros Códigos em “Nazareth”
Siane Paula de Araújo (UFMG)
Resumo
Este estudo visa analisar sobre como Grupo Corpo mescla a dança de
salão, como o maxixe, a outros códigos da dança, em especial a técnica do balé
clássico, para a constituição da sua linguagem coreográfica no espetáculo
“Nazareth”. A obra traz a adaptação da música de Ernesto Nazareth, por José
Miguel Wisnik a partir da literatura machadiana, para a dança do Grupo. Tão
logo, o ponto de partida para a análise está na semiótica peirceana, nos
pressupostos sobre tradução de Haroldo de Campos e no conceito de “corpomídia”.
Estes referenciais que seguem desvelando os processos co-evolutivos de se
tornar “corpo” dentro de um contexto.
Palavras-chave: Tradução intersemiótica. Grupo Corpo. Dança. Maxixe.
Metáforas em
Cena: Mar de Pessoa(s)
Tânia Mara Silva Meireles (UFMG)
Resumo
O presente
artigo procura relacionar o trabalho expressivo do artista cênico com o uso de
analogias e metáforas em seu processo de formação e representação artística.
Para tal, o mesmo baseia-se no entendimento de metáfora a partir dos teóricos
George Lakoff e Mark Johnson (2002), para quem “a metáfora permite compreender
ou experienciar um gênero de coisa nos termos de
outra coisa”. Expressamo-nos continuamente e fazemos uso das analogias e
metáforas em nosso fazer cotidiano na maneira como nos comportamos e nos
relacionamos “no” e “com” o mundo. Expressão essa que pode ser ou não
consciente, agindo automaticamente ou não. No universo da forma, a manifestação
artística da cena vai fazer uso amplo e, em boa parte, intencional, das mesmas.
Baseados em fragmentos dos poemas de Ode
Marítima de Fernando Pessoa, relata-se uma experiência artística que buscou
uma interlocução entre as artes da cena [dança e teatro] em uma linguagem
poética do movimento, utilizando princípios metodológicos do Work in Progress (COHEN, 1998) e do “Processo Colaborativo”, (SILVA 2002) .
Palavras-chave:
Artista cênico. Metáfora. Wxpressão.
Dia 03 de Outubro
Sala 39
Mesa 2 – Memórias,
políticas culturais e narrativas a dança
Políticas do Corpo:
estrutura poética da dança contemporânea
estrutura poética da dança contemporânea
Andrea Bergallo Snizek
(UFV)
Resumo
Este
texto trata da prática de processos criativos,
das representações do corpo no campo das artes. Partimos do pressuposto de que
projetos dirigidos ao desenvolvimento da dança ou das artes performativas –
neste caso especificamente no evento Solos de Dança no Sesc (2008) – efetivam
propostas/ações políticas, pois legitimam o corpo como sujeito e objeto da
arte, que, ao estimularem encontros e descobertas de novas plasticidades,
propõem textos e tessituras inéditos. O evento em questão, ao provocar
reflexões e questionamentos sobre e no campo da dança, afeta os envolvidos,
artistas, equipes técnicas, produtores, críticos, administração, público etc.,
e ainda que não seja o objetivo principal do projeto funcionar como um evento
de caráter político da dança, com muita eficiência, cria um contexto propício
para o desenvolvimento da arte e da cultura carioca.
Palavras-chave: Corpo-político. Poética. Dança Contemporânea.
Conversas de dança: narrativas da memória
Renata Ferreira Xavier
(UNESP)
Resumo
A pesquisa que vem sendo realizada durante o
estágio pós-doutoral no Instituto de Artes da UNESP propõe dar continuidade à
pesquisa colaborativa na área de dança/ história/ memória desenvolvida no
doutorado e ampliá-la. O trabalho tem como objetivo documentar parte da
história da dança da cidade de São Paulo, a partir do registro das entrevistas/
depoimentos de oito bailarinos da cena paulistana contemporânea. Contribuem
para essa reflexão teórica, tanto autores que revisitam e atualizam a história
da dança como os que abordam a questão da memória, do esquecimento e do
registro documental, tais como: Louppe (2007), Dupuy (2007), Launay (2007),
Greiner e Katz (2005), Carter (2004), Huxley (1994) e Layson (1994), entre
outros e Nora (2013), Agamben (2008), Meneses (2007), Roussier e Sebillotte
(2004) e Hammergren (2004).
Palavras-chave: Dança. História. Memória.
A dança no cenário
paranaense das políticas culturais
Silvana dos Santos Silva (UEM)
Larissa Michelle Lara (UEM)
Resumo
Para o desenvolvimento artístico-cultural de
um país faz-se necessário viabilizar políticas públicas culturais que
proporcionem aos agentes condições de desenvolvimento e de aperfeiçoamento das
suas disposições artístico-culturais, constituindo-se, muitas vezes, na forma possível de
viabilizar programas e projetos que atendam à população, principalmente,
àquelas que não possuem capital econômico suficiente para terem acesso aos bens
culturais. A dança, especialmente como expressão artística, está inserida nesse
contexto, suscitando o interesse desse estudo que tem por objetivo investigar
quais são as ações implementadas para a dança nos municípios paranaenses. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas culturais
para a área e um mapeamento das ações culturais específicas para o setor em
todas as 399 cidades que compõem o estado do Paraná. A coleta das informações
foi efetuada por meio dos bancos de dados referentes às Pesquisas de Informações Básicas Municipais do IBGE,
realizadas no período de 2005
a 2012. Os resultados apontaram que as ações governamentais para o setor são estruturadas e
reestruturadas a cada nova administração pública, ou até mesmo dentro da mesma
gestão, indicando depender mais do interesse político do que do entendimento
sobre a importância de promover políticas efetivas para o desenvolvimento da
cultura no país.
Palavras-chave: Dança. Projetos Culturais. Políticas culturais.
Indoors, outdoors:
performance e arquitetura a partir de Álvaro Siza
Valquiria
Guimarães Duarte (UFG)
Marcio
Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
O arrtigo investiga as relações entre arquitetura e artes da cena do
ponto de vista da intersecção entre narrativa (narratologia) e performance (performance art; performance e plot arquitetônico narrativo) entendido
aqui enquanto a provocação do espaço ao acontecimento do corpo e do movimento.
Pensa as relações entre tempo e espaço no viés da performance e dos mapas do
afeto, tal como nas abordagens de Giuliana Bruno e de Vito Acconci, explorando
um projeto de edificação de um espaço museológico artístico, a Fundação Iberê
Camargo (Porto Alegre, RS), projeto de Álvaro Siza.
Palavras-chave: Arquitetura.
Performance. Artes da cena. Álvaro Siza.
Sala 41
Mesa 3 – Reflexões
sobre estética, dança e educação
A dança no
teatro musical e no cinema musical: apontamentos teóricos em
interartes-intermídias
Marcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Estudo das passagens entre os termos interartes e intermídias e suas
aplicações no campo de estudos da dança. Enfatiza a leitura da dança nos
fenômenos do teatro musical e do cinema musical. Nestes termos, faz referência
às teorias da intermidialidade (Claus Clüver), às teorias da arte e da imagem
como fantasma (Georges Didi-Huberman) e às teorias da cultura de massa e da
imagem (Siegfried Kracauer).
Palavras-chave: Interartes.
Intermidialidade. Georges Did-Huberman. Sigfried Kracauer.
Processo de
criação e práticas educativas: duas faces de uma mesma moeda?
Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP)
Flávia Brassarola Borsani (UNESP)
Gabriela Striani Pereira (UNESP)
Ìtalo Rodrigues Faria (UNESP)
José da Silva Romero (UNESP)
Maria Carolina Macari (UNESP)
Resumo
A proposta neste texto foi
realizar uma reflexão sobre os processos de criação e formação do artista
criador da cena como ser humano sensível, reflexivo e político. Este artigo é
fruto dos estudos coletivos, realizados pelos integrantes da sublinha de
pesquisa Procedimentos e Processos de Criação em Dança do Grupo de
Pesquisa Dança, Estética e Educação (GPDEE), vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp (IA/Unesp), coordenado
pela Profª Drª Kathya M.A.Godoy. A criatividade, como experiência vital e
potencial da condição humana, está atrelada à expressão e à maturidade do
indivíduo. Nessa perspectiva, apresentamos o artista como um ser humano que
opera diretamente o pulso criativo, uma vez que ordena, seleciona e cria formas
para as expressões do seu mundo interior, colocando suas materialidades
artísticas em diálogo com o mundo exterior, estabelecendo, com isso, relações
entre o EU e o MUNDO. Buscamos, com essas premissas, tecer considerações sobre o
processo de criação e de formação do artista na atribuição de significados em
artes cênicas e, em especial, a dança. Para isso, usamos como referência
Ostrower (2008), Salles (1998), Pareyson (2001) entre outros que discutem os
processos de criação como possibilidade formativa e educativa.
Palavras-chave: Processo de
criação. Formação. Experiência estética. Criação em dança
Apontamentos sobre a dança e o conceito de aura em Walter Benjamin
Karen Adrie de Lima (UNICAMP)
Resumo
Este texto aborda o conceito de aura na filosofia de Walter Benjamin a
partir de suas possíveis aproximações com a dança. Buscamos uma argumentação
sobre a existência de um tipo de aprendizado do bailarino que é específico do
momento do espetáculo, do “aqui e agora” da cena, o que é conceituado por
Benjamin como o hic et nunc da obra
de arte. Inferimos que um espetáculo de dança jamais será o exatamente o mesmo
em todas as suas performances e que o hic et nunc, pode ser capaz de propiciar ao bailarino uma gama de percepções que lhe são
singulares. Evidentemente, não desejamos uma posição ingênua, que considere a
dança como uma arte imune aos problemas da reprodutibilidade, porém, destacamos
a possibilidade de preservação consciente da aura por meio das potencialidades
da cena e da educação que dela emerge.
Palavras-chave: Dança. Bailarino. Espetáculo. Hic et Nunc.
Mesa 4 – Relatos e ações de grupos de pesquisa
Compartilhar e encontrar
Ações no Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade
Emilliano Alves de Freitas Nogueira (UFU)
Resumo
O presente trabalho pretende descrever ações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-espaço e Territorialidade, que desde 2010 desenvolve investigações sobre composição em tempo real na dança contemporânea. Dentre as ações desenvolvidas pelo grupo, serão relatados o compartilhamento dos trabalhos feito através do livro “Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea” (lançado em 2012), e do caderno “Anexo: cadernos de criação e pesquisa, volume I” (sobre os processos de pesquisa no primeiro semestre de 2011); e de dois encontros realizados: a residência artística “Proposições Poéticas em Tempo Real” (realizada em julho de 2012 em Belo Horizonte/MG) e o “Temporal– Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real” (realizado em dezembro de 2012 em Uberlândia/MG).
Palavras-chave: Composição em tempo real. Dança contemporânea. Grupo de pesquisa.
A construção do conhecimento sensível pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação
Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP/IA)
Resumo
Este texto relata as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação no biênio 2011/2013 para a elaboração do que nomeamos como conhecimento sensível em dança. Essa construção se deu inicialmente pela criação de três sublinhas de pesquisa que objetivaram estudar diferentes aspectos da dança em diálogo com o ensino, aprendizagem, formação, metodologias, processos de criação, difusão, memória e políticas públicas na contemporaneidade, seguida da realização de dois projetos coletivos: Poéticas da Dança na Educação Básica e Quinta em Dança - ações artísticas educativas e culturais na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: Arte. Dança. Conhecimento. Projetos
Porque nos reunimos?
Análise de algumas ações do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento
Joana Ribeiro da Silva Tavares (UNIRIO)
Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO)
RESUMO
O texto apresenta algumas ações organizadas pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, nos últimos cinco anos, tais como: o II Engrupedança (2009), o I Seminário Internacional Corpo Cênico (2011) e o I Simpósio Internacional Artes do Movimento (2012). Através da análise das ações supracitadas, entre outras, é possível observar a criação de diferentes lócus de pesquisa, cujo foco maior, o corpo cênico, é investigado considerando seus aspectos historiográficos, estéticos e pedagógicos.
Palavras-chave: Corpo Cênico. Dança. Teatro. Grupo de Pesquisa Artes do Movimento.
Dia 04 de outubro
Sala 39
Mesa 1 – Corpo, arte, processos identitários e valores humanos
A influência do método GDS na qualidade performática de bailarinos
Evanize
Kelli Siviero Romarco (UFV)
Ana Maria
Macara de Oliveira (UTL)
Resumo
Conduzir o corpo a um processo de aprendizado integrado, que envolva a
capacidade de ler interiormente, sensações, hábitos e comportamentos que este
pode revelar, pode trazer contribuições significativas a favor não só da boa
saúde, mas também, da expressividade artística e do movimento na dança. Assim o objetivo deste
estudo foi de verificar se o método GDS aplicado em aulas de Dança
Contemporânea pode contribuir no aprimoramento do movimento expressivo e
performático de graduandos de cursos superiores de Dança. Esta pesquisa é de natureza
descritiva e exploratória, baseada na pesquisa-ação.
Participaram 32 alunos do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa-MG,
formando dois grupos (G1 e G2). Para a coleta de dados utilizamos diários de
bordo, entrevistas e observações das aulas. Também aplicamos um questionário
para avaliar a qualidade de interpretação dos alunos antes a após a
apresentação de uma sequência de movimentos. Os dados foram tratados
quanti-qualitativamente. Pudemos considerar que o corpo na dança possui uma
qualidade de movimento, performática que com o método GDS, houve de forma
expressiva, principalmente no Grupo 2, uma mudança na qualidade performática
dos participantes, contribuindo não só com o processo de criação, mas com o de
lapidação da composição em dança.
Palavras-chaves:
Dança. Educação somática. Movimento.
Identidades e práticas corporais na produção de
conhecimento em educação física
Larissa Michelle Lara (UEM)
Resumo
Esse texto objetiva discorrer sobre identidades e práticas corporais na
produção de conhecimento em educação física no intuito de entender como o
segundo conceito emerge na área como um dos elementos próprios da constituição
identitária de um dado campo acadêmico. A compreensão de identidade perpassa a
tematização da diversidade e diferença, sendo abordada, notadamente, com base
em Stuart Hall. Essa tematização dá-se a partir do contexto da modernidade
tardia (como denomina Hall), a qual estabelece novos parâmetros orientadores
para a vida humana e para as relações dos sujeitos em sociedade. O conceito de
práticas corporais é tratado a partir de incursões teóricas por literatura
específica na área de educação física, apontando-se os avanços e os limites
desse termo em sua produção de conhecimento. Apesar dos esforços empreendidos e
do impacto de produções no cenário da educação física brasileira, o conceito de
práticas corporais ainda encontra-se em construção, carecendo de constante
revisão por parte da comunidade acadêmica. O desafio, como entendo, é manter um
jogo tensional que abarque o diferente, as várias identidades que lhe são
constitutivas no campo da educação física sem cair no ecletismo e no “pode
tudo” que contribui com imprecisões e falta de radicalidade.
Palavras-chave: práticas corporais, educação física, produção de
conhecimento.
Corpoarte:
Rumo à revolução humana no currículo escolar
Rita de
Cássia Franco de Souza Antunes (Unesp/SME-RJ)
Resumo
O ponto de partida desta
construção foi a inquietação em relação à persistente fragmentação na abordagem
do corpo e dos conteúdos de ensino. A Escola ainda falha na forma de organizar
os saberes a serem ensinados de modo integrado e humanístico, apesar da
dificuldade em superar resultados indesejáveis no que se refere a objetivos
voltados à convivência criativa e pacífica. É defendido o reconhecimento do
corpo como entidade que marca a presença humana no cotidiano escolar. Para
tanto, são colocados argumentos de acordo com proposições de educação para uma
vida criativa de Tsunessaburo Makiguti, com o conceito de currículo em ação e
do abraçar de saberes na abordagem complexa, que visam a captar o olhar, o
pensar e agir das instâncias, sob as quais professores são formados inicial e
continuadamente, em relação ao corpo como mote à abertura e/ou ampliação de possibilidades
interativas entre os saberes do ser e do mundo, assim como entre os que ensinam
e aprendem. Em termos específicos, Educação Física e Artes formam a plataforma
onde se enfoca a inclusão do corpoarte
como tema transversal que trata do ser em movimento no cotidiano escolar, tendo
em vista a cultura de paz no Século XXI.
Palavras-chave: Corpoarte. Makiguti. Educação Física.
Artes. Currículo.
Sala 46
Mesa 2: Dança: corpo, diáspora e hibridações
Trânsitos
na diáspora:
como
coreografar uma festa no terreiro
Fernando Marques Camargo Ferraz (Unesp)
Resumo
Esta comunicação visa analisar uma vivência artística gerada no
interior de uma comunidade religiosa. A partir da discussão contemporânea sobre
o conceito de diáspora negra, pretende levantar provocações sobre a ideia de
tradição cultural afrodescendente, da dança como atividade artística
profissional e dos processos de hibridização.
Palavras-chave: Diáspora. Tradição. Dança negra.
Improvisação, capoeira e dança:
o compartilhamento de uma pesquisa artístico-acadêmica
Gabriela
Santos Cavalcante Santana(UFPE)
Resumo
O presente artigo discutirá os objetivos, os métodos e
parte dos resultados parciais da pesquisa em andamento Interfaces para a Improvisação: investigações sobre a dança e a
capoeira Angola; abrigada no grupo de pesquisa Arte, Educação e Diversidade Cultural do Departamento de Teoria da
Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Para tanto, serão apresentados conceitos que
orientam a visão de corpo, a abordagem de improvisação utilizada na referida
pesquisa, bem como reflexões a respeito das escolhas metodológicas para o
desenvolvimento das investigações. A trama teórica é construída por ideias
advindas da área da dança, da neurociência e da neurolinguistica. A discussão
dos resultados, ainda que parciais, visa o compartilhamento de ideias centradas
na relação entre uma prática cultural - a capoeira Angola - e pressupostos de
um pensamento contemporâneo em dança, permitindo conexões entre a improvisação,
a dança e a capoeira.
Palavras-chaves: Capoeira Angola. Dança. Improvisação.
Composição.
Corponectivos em diásporas – uma reflexão para a pesquisa em dança
Lenira Peral
Rengel (UFBA)
Patrícia Cruz Ferreira (UFBA)
Fernando Davidovitsch (UFBA)
Resumo
Corponectivos
significa corpomente congregados e Corponectivos em diáspora propõe a metáfora
de corpo (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 2002; RENGEL, 2007) como diáspora. Diáspora
não como dispersão, mas como motivação e a ação de associação do mundo
perceptivo (RUTHROF, 2000, 2010), seja o da arte ou o da vida. É essa possibilidade
de espalhamento dos próprios corpos de diferentes línguas e modos de dançar e
pesquisar dança que faz com que esses se traduzam. As
singularidades conjuntas das linhas de pesquisa do Corponectivos buscam uma
transformadora mundividência do corpo que dança e de suas ações, entendendo
ações como enações, compreendida ação em seus aspectos psicológicos,
biológicos, sociais, culturais imbricados (VARELA, THOMPSON e ROSCH,
1993). A pesquisa em dança como um sistema aberto apto a
contaminar e ser contaminado (KATZ e GREINER, 2001; KATZ, 2005) só se efetiva
no coletivo da sociedade, da cultura e da arte. Portanto, as inter-relações são
vinculações de enações: na educação e nos procedimentos metodológicos
artístico-pedagógicos, na política, no comportamento, na economia, nos
processos criativos que pesquisam seus próprios modos de agir em sentidos
percepto-intelectuais que se dão inseridos em um mundo que não é pré-dado.
Palavras-chave:
Dança. Metáfora. Pesquisa. Diásporas.
PAINÉIS
Dia 04
Das 10:30 às 12:00
Sala 35
Dança, comunicação
e saúde:
Uma introdução às
leituras e comunicação do corpo e processos psíquicos e socioculturais na
experiência do parto
Adriane Maria dos Santos Reis (UFG)
Márcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Esse estudo pretende compreender a
dinâmica comunicativa que se estabelece entre corpos durante o trabalho de
parto, especificamente na relação entre uma doula e a parturiente. A doula é
uma pessoa que fornece conforto físico e psicológico para a mulher durante e
após o parto, sendo capacitada a ler necessidades da parturiente. Nesta
comunicação corporal é possível identificar um pensamento de dança. O conceito
de dança aqui é o do corpo que se comunica, interpreta e reage. Para tanto faz
uso de dois métodos de leitura do corpo e das relações entre os corpos da doula
e da parturiente, identificando modos de comunicação no sistema labaniano e
formas sintomais e traumáticas, num enfoque psicanalítico (Freud).
Palavras-chave: Corpo
comunicacional. Corpo Sintomal; Comunicação corporal. Doula, Laban-Freud.
Perder-se – A Fluidez
da imaginação como motivação do movimento dançado
Alexandre da Silva Mendes (UFRJ)
Resumo
Neste texto proponho o movimento dançado como uma resultante entre a
vontade e a imaginação. Tal relação desencadeia um processo embrionário do
mover-se poeticamente, gestado pela vontade de lançar-se ao imprevisível e pelo
ato incessante da criação de imagens. A imaginação é a propulsora do movimento
caracterizado pela dinâmica de uma fluidez que nos serve como fonte de criação
em dança.
Palavras-chave: Espaço. Corpo. Imaginação. Movimento.
Abordagem bibliográfica sobre o ensino de
dança aliado a ferramentas tecnológicas
Amanda
Caline da Silva Omar (UFPE)
José Jorge dos Santos Neto (IFPE)
Resumo
Trata-se de um estudo bibliográfico referente ao uso
de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e suas relações com o ensino de
dança. Tendo em vista a importância atual de associar o conhecimento ao
contexto tecnológico e atendendo as exigências da sociedade, valendo-se do
embasamento teórico e partindo de autores contemporâneos, apresenta-se a então,
referências que auxiliam a compreensão do uso das TIC no ensino de dança.
Palavras-Chaves: Tecnologia. Aprendizado. Ensino de
Dança. Software.
Usos da dança em processos terapêuticos:
dançaterapia em enfoque psicanalítico. Um estudo em
iniciação à pesquisa
Amanda
Pathiely Serrânia Faria (UFG FEF)
Thais Alves
Miranda (UFG FEF)
Marcio
Pizarro Noronha (UFG FEF - PPGH FH)
Resumo
Graduandas do curso de licenciatura em dança pela Universidade Federal
de Goiás, em nosso primeiro trabalho de iniciação à pesquisa, temos como
objetivo discutir sobre o papel da dança, através de um olhar psicanalítico,
como meio terapêutico que pode contribuir para a readaptação e reabilitação de
crianças que sofreram algum trauma tanto físico como psíquico. Inicialmente
objetivamos pensar o papel da dança como mediadora para compreensão da
linguagem corporal que se estabelece com o meio e consigo em detrimento ou não
de algum transtorno vivido e a subjetividade humana. Para tais pesquisas,
recorremos a Freud, baseando-nos em suas obras. Queremos com isso apontar uma
ampliação dos campos de atuação da dança e inseri-la cada vez mais como uma
prática de saúde usada como instrumento para compreender o indivíduo, através
de sua expressividade corporal e seus movimentos sendo estes carregados de
significações transparecendo questões sociais, culturais, psicológicas etc.
Palavras-chave: Psicanálise. Traumas psicossomáticos. Dança terapia. Psicomotricidade.
Dança Afro:
reconstruindo identidades
Eliano
Macedo Souza (UNESP)
Resumo
Este artigo tem por finalidade
promover a implementação da Lei n° 10.639/03, e proporcionar práticas de
inclusão pelo viés da Dança, identificar e valorizar a pluralidade cultural
dentro do contexto escolar, mais especificadamente a cultura afrodescendente
levando-os a posicionar-se contra a discriminação cultural, social, religiosa,
gênero e etnia dentre outros.
Palavras chave: Educação. Identidade. Dança. Arte.
Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real
em dança contemporânea
Emilliano Alves de Freitas Nogueira (UFU)
Resumo
O
espetáculo “Sobre pontos, retas e planos” é o objeto de estudo dessa pesquisa,
que pretende relacionar a cenografia à composição em tempo real em dança
contemporânea. Este trabalho é realizado pelo Conectivo Nozes, núcleo de
extensão do Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade,
criado em 2010 na Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscará
analisar as relações entre intérpretes, cenografia e espaço arquitetônico,
analisando cinco apresentações do espetáculo em diferentes lugares.
Palavras-chave: Composição em tempo real.
Dança contemporânea. Cenografia. Espaço cênico.
Sala 39
Caminhos da pesquisa: O
professor reflexivo em dança e os possíveis diálogos com a educação infantil
Carolina Romano de Andrade (UNESP-SP)
Resumo
Este painel pretende apresentar os caminhos que permeiam a pesquisa de
doutoramento desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, sob a orientação
da Prof Dra Kathya Maria Ayres de Godoy.
Desta maneira, esta pesquisa objetiva elaborar uma proposta orientadora
de matrizes do ensino de dança que intitulo O
Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil em
que compartilho das ideias de Donald Schön (2000) no que se refere ao professor
reflexivo, que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à
ação. A proposta pretende refletir sobre os saberes necessários ao profissional
que atua/atuará com dança na escola especificamente na Educação Infantil a
partir da análise da formação inicial e continuada do professor. A perspectiva
é que essas diretrizes possibilitem um pensamento crítico reflexivo em relação
a atuação do professor que esteja disposto a desenvolver os contextos próprios
da dança.
Palavras-Chave: Dança. Formação de
Professores. Educação Infantil.
A dança na escola para a educação
infantil: elementos e estratégias
Carolina Romano de Andrade (UNESP)
Fernanda de Souza Almeida (UNESP)
Resumo
Este
painel tem como objetivo identificar
alguns conteúdos próprios da dança na educação infantil, bem como possíveis
estratégias de ensino desta linguagem artística na escola. Pretende-se com esse
levantamento contribuir com a formação de professores capazes de trabalhar a
dança em seus ambientes educacionais com os pequenos, uma vez que percebemos
que há muitas dúvidas em relação a esse fazer. Sentimos a necessidades da
elaboração de um documento orientador específico que auxilie o professor, na
articulação dos conhecimentos de corpo, movimentos e sua a transformação em dança,
e nossas pesquisas de mestrado e doutorado estão indo ao encontro disto.
Palavras-chave: Dança na escola. Educação
infantil. Práxis educativa. Formação de professores.
Projeto Brincando para Dançar:
uma experiência poética
Flávia
Teodoro Alves (UNESP)
Resumo
Este trabalho
pretende compartilhar a experiência como aluna cursista do projeto Poéticas da Dança na Educação Básica,
realizado entre 2011 e 2012 pelo Grupo de Pesquisa: Dança, Estética e Educação
(GPDEE), ligado ao Instituto de Artes da Unesp, em especial como proponente e
executora de um de seus subprojetos, Brincando
para Dançar, bem como compartilhar os desdobramentos e reflexões
decorrentes destas ações. Primeiramente, foram feitas explanações acerca da
natureza do funcionamento do projeto Poéticas,
em suas três fases, para posteriormente, esclarecer os pressupostos
teóricos que animaram o subprojeto Brincando
para Dançar, fundamentalmente a noção de corpo lúdico proposta por Marques
(2006), o play de Lessac (apud
Donadel, 2010) e a reflexão na ação e
sobre a ação proposta por Schön
(1992). Foi feito o relato da elaboração do projeto, bem como o contraste entre
as expectativas alcançadas e desafios trazidos pela sua execução.
Palavras-chave:
Brincadeiras. Ludicidade. Poéticas da Dança.
Gabriela De
Matteu Donati(UNICAMP)
Odilon José Roble (UNICAMP)
Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre o cruzamento de duas
artes: a arte marcial chinesa Kung Fu e a Dança Contemporânea. Buscamos
analisar os ganhos de bailarinos contemporâneos ao receberem estímulos
estéticos a partir de movimentações do Kung Fu e como isto os pode influenciar
em uma criação coreográfica espontânea. Nesse sentido, lançamos mão de um
conceito que permite esse trânsito entre formas distintas de sensibilidade, ou
seja, a cinestesia. Esse tipo de estudo tem estado presente no cenário contemporâneo
da pesquisa em dança no contexto norte americano e ainda é um modelo emergente
na investigação nacional. Apoio: CNPq.
Palavras-chave: Kung Fu. Cinestesia. Dança Contemporânea.
Interconexões:
Imersão e
inserção na cultura surda por meio da dança
Graciele Ribeiro Galdino (UFV)
Resumo
Este artigo antes de tudo, trata-se de um relato de experiência que
teve seu desenvolvimento em aulas
aplicadas aos alunos da APAE ( ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXPECIONAIS
) na cidade de Viçosa durante o primeiro
semestre de 2013 pelos alunos de licenciatura em Dança, tais alunos tiveram
como disciplinas o ensino e a
prática da dança na educação
especial, o que teve grande valia e troca de conhecimentos entre ambas as
partes. A pesquisa além de apresentar brevemente certas quebras
de paradigmas que aconteceram tanto da
parte dos universitários, quanto dos alunos da APAE, se fomenta na discussão e
reflexão da dança como linguagem, sendo considerada natural e inerente a capacidade
humana; A dança por si mesma, revela uma identidade no individuo, e é por meio
dessa descoberta que a cultura ouvinte contracena com a comunidade surda
desvelando multiplicidades entre a expressão corporal de cada indivíduo e suas
peculiaridades.
Palavras
chaves: Cultura. Dança. Surdez.
Possíveis relações entre a Dança Contemporânea e o
conceito de mimesis em Aristóteles
Jéssica
Bonvino (UNICAMP)
Odilon José
Roble (UNICAMP)
Resumo
Para Aristóteles, a essência da arte é a mimesis (representação) da natureza, sendo natureza o princípio de
vida. A partir disso, buscamos hipóteses para relacionar a dança contemporânea
atual com esse conceito da filosofia aristotélica. Através de um ensaio
filosófico construímos uma argumentação conceitual em torno do tema na qual a
principal inferência obtida é que a dança contemporânea faz uma mimesis do cotidiano e das expressões
desse cotidiano em nossas vidas, gerando no espectador e no próprio artista uma
representação de sua própria vida no palco.
Palavras-chave: dança contemporânea, mimesis,
Aristóteles.
Corpo em registro: A Dança como cultura corporal e suas possibilidades
Jessila Gomes Ambrósio (UFV)
Resumo
A disciplina de DAN181(composição solística) do curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa, tem como principal objetivo possibilitar aos alunos uma experiência como interprete criador, além de estimular a formação de diretores coreográficos. Para a aplicação de todo conhecimento teórico, foi introduzido propostas de Blom e Chaplin, que são conhecidas como estratégias em manipulação em dança, que através de comandos específicos quanto a qualidade de movimentos do interprete, tem por objetivo modificar ou ampliar tais criações, afim de que o dançarino possa sair de uma zona de conforto, criado novas possibilidades de movimentação. Por meio desta experiência surgiu o interesse em relatar e refletir criticamente acerca de como se deu o processo na disciplina e como essas interferências e diálogos podem contribuir para o conhecimento acadêmico e cientifico, possibilitando o pensar e o fazer artístico, dentro da criação em Dança.
Palavras Chaves: Processo. Criação. Estratégias de manipulação
Sala 41
Maya Angelou:
documentos de artista, documentos de arte. A
multiartista em multimeios e seus arquivos transmidiais. Literatura, canção,
dança e suas plataformas midiáticas de exposição na web
Juliana de Oliveira Ferreira (UFG)
Márcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Este trabalho é um estudo de caráter bibliográfico e monográfico que
abordara a trajetória e obra de Maya Angelou (Marguerite Ann Johnson), numa
perspectiva das relações entre arte e psicanálise e estudos em nova história
biográfica. O foco é o de analisar as diferentes linguagens abordadas pela
artista. Trazendo as relações entre arte, cultura e etnicidade. “Nesse artigo
trará a analise de sua primeira obra literária.” Eu Sei Porque o Pássaro canta
na Gaiola”.
Palavras – chave: Arte. Cultura. Etnicidade.
Da Literatura ao Teatro
musical e ao Audiovisual
Karine Sousa
da Silva (UFG)
Marcio
Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Este texto é a primeira versão em forma de artigo do
projeto de I.C. sobre as relações entre literatura, teatro musical e cinema musical,
tendo como fonte de pesquisa a obra "Adeus a Berlim", de Christopher
Isherwood, da qual uma das histórias narradas é a da jovem Sally Bowles em suas
aventuras artísticas e sexuais num cabaret
berlinense. Esta história acabou por sendo adaptada para o teatro e,
posteriormente, para o cinema, sob o título de Cabaret. O texto original “Adeus a Berlim” de Christopher Isherwood
é uma obra que evoca a capital alemã do ano 1930, o glamour e o excesso de
tensões raciais e a falsa respeitabilidade da burguesia. Dentro desta obra a
outras versões artísticas, o espetáculo Cabaret
produzido por John Van Bruten e o filme americano também nomeado Cabaret de 1972 dirigido por Bob Fosse,
serão estudados e analisados na contextualização das diferentes linguagens artísticas.
Palavras-chave: Teatro Musical. Audiovisual.
Interartes.
Dançando por princípios – compartilhando o processo de
pesquisa e criação do grupo O Corpo em Festa
Hayala
César(UFPE)
Marcela
Rabelo (UFPE)
Maria
Acselrad (UFPE)
Raíssa
Fonseca (UFPE)
Uana
Mahin (UFPE)
Resumo
Este trabalho pretende apresentar e discutir alguns
procedimentos metodológicos que o projeto de pesquisa O Corpo em Festa tem
desenvolvido no âmbito de laboratórios de criação, com foco numa investigação
sobre princípios de movimento, identificados em danças populares e
tradicionais. Tais princípios vêm sendo compreendidos como forças motrizes que
abastecem de sentido as danças estudadas pelo grupo, podendo chegar a ser
consideradas como paradigmas da tradição.
Palavras-chave: Danças populares e tradicionais.
Princípios de movimento. Forças motrizes.
Alguns
aspectos da Física Mecânica e Dança: procedimentos técnico-criativos
Mariane
Araújo Vieira (UFU)
Resumo
O presente
trabalho tem por objetivo apresentar possíveis relações de alguns conceitos da
Física Mecânica com a área da Dança. Aproximar as duas linguagens possibilita a
compreensão de aspectos físicos do movimento. Como forma de realizar essa
inter-relação, a partir do olhar da Dança, busca-se integrar estudos e análises
desses conceitos de Equilíbrio, Torque e Rotação da Física Mecânica
relacionados aos procedimentos técnico-criativos abordados no Grupo de Pesquisa
Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade da Universidade Federal de
Uberlândia.
Palavras-chave: Física
Mecânica. Dança. Corpo.
O ki do ator
Nara
Waldemar Keiserman (UNIRIO)
Resumo
Avançando na Pesquisa Institucional Ator
rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, na etapa
“Teatro e Espiritualidade”, em que se procede à busca pela conceituação de um
Corpo infinito para o ator, trata-se aqui, de forma ainda incipiente, da
apropriação de princípios e conteúdos aproximados das Artes Marciais, sendo o
principal o conceito de ki.
Palavras-Chave: Corpo. Chakras. Movimento. Ki.
Sala 44
Os passos da dança no Polo Cultural das Artes
Carnavalescas
Maria Inês
Franco de Souza Antunes (IFIRJ)
Resumo
Carnaval,
uma manifestação cultural que nos inspira a propor a existência de um polo
cultural das artes carnavalescas fundamentando sua construção na ampliação do
contato dessa cultura da base da sociedade criadora ao universo dos que espiam,
usam, observam, lutam, lucram, se sustentam e se divertem. Queremos o
reconhecimento profissional dos anônimos, aqueles que fazem as muitas artes que
o compõem e a formação técnica das mãos-de-arte reconhecida pelo Ministério da
Educação e Cultura. No desafio da construção desse polo cultural em sua
estrutura acadêmica e física, de forma coletiva e participativa da sociedade em
fóruns de debates e decisórios, convidamos a comunidade presente ao IV ENGRUPE
a colaborar no intercâmbio de ideias que se referem ao bailado carnavalesco
para elaboração dos conteúdos desses fóruns.
Palavras-chave:
Artes carnavalescas. Regulamentação profissional. Artistas-artesãos.
Notas sobre
Maya Deren e a coreografia no cinema
Maurício
Barbosa Lima (UFPB)
Guilherme
Barbosa Schulze (UFPB)
Resumo
O cinema feito pela cineasta ucraniana Maya Deren talvez tenha a
intenção de criar uma “nova realidade” ao subverter, transformar e ressignificar
imagens. Um espelho passa a ser mais que somente um instrumento no qual podemos
ver nossa própria imagem. Quando Deren coloca fragmentos de um espelho no mar,
está sugerindo um tensionamento de seu sentido cotidiano, ampliando as
possibilidades de leitura. Coreograficamente, para que essa subversão de
significados aconteça, Maya Deren recorre, por exemplo, a uma movimentação
corporal não-cotidiana, a enquadramentos de câmera que não apenas testemunham,
mas também “dançam” juntamente com o interprete, e à montagem que potencializa
esse tensionamento de significados. Para compreender um pouco mais o trabalho
de Maya Deren, utilizamos uma proposta de análise voltada para a videodança
sugerida por Schulze (2012). A imagem é percebida em três dimensões
possibilitando uma descrição detalhada sobre determinado trabalho. Propomos
aqui um olhar sobre Maya Deren em dimensões.
Palavras-chave: Maya Deren. Videodança. Subversão da realidade.
Contribuições do pensamento nietzschiano na
abordagem dos processos de criação em dança cênica (artística)
Fernanda da Silva Passos
(UFG)
Nayara Lima Vianey (UFG)
Marcio Pizarro Noronha
(UFG)
Resumo
Este artigo tem
como objetivo relacionar quais as contribuições que o pensamento nietzschiano
traz para os processos de criação em dança cênica. O artigo foi construído
através de uma revisão bibliográfica e para melhor compreensão dividimos o
texto em quatro pontos para nortear a discussão, sendo eles: Nietzsche e a obra
de arte, Nietzsche e o artista, os processos criativos e danças específicas.
Concluímos que as contribuições de Nietzsche acrescentam possibilidades para a
criação em dança cênica. Mesmo o ballet clássico sendo tipicamente apolínea ela
pode vir a atingir outros lugares dependendo da produção artística de seu criador.
Palavras-chave:
Dança. Nietzsche. Processo criador.
Um estudo sobre a voz na construção do movimento em dança contemporânea
Um estudo sobre a voz na construção do movimento em dança contemporânea
Priscila
Ortelã André Nov (Unesp)
Resumo
Este trabalho
deseja investigar a influência da voz no movimento dançado em uma cena de Dança
Contemporânea. Para tanto criei um duo
contemporâneo junto a outro dançarino do grupo, Wagner Brancaccio, para o
espetáculo Engrenagens do Tempo,
desenvolvido entre 2011 e 2012 pelo grupo IAdança – Núcleo ContamporanIA. O
processo de criação da obra foi inspirado em Domenico De Masi, autor do livro O Ócio Criativo. A
partir de suas ideias, me propus a compreender como os elementos corporais voz
e movimento se relacionam em uma situação de Dança Contemporânea. Para isto
recorri a alguns referencias teóricos como Eugenio Barba, Émile
Jaques-Dalcroze, Lucia Gayotto e Edmée Mello a fim de estabelecer uma discussão
entre o que eles afirmam e o que observei por meio da construção cênica. A
pesquisa está em andamento.
Palavras-chave:
Processo
de Criação. Movimento. Performance vocal, Domenico De Masi.
Curso de vida, corpo e mudanças sociais:
O Pockemon Crew da Ópera de Lyon
Rita Ribeiro Voss (UFPE)
Resumo
O artigo aborda o projeto de pesquisa desenvolvido na França sobre um grupo de dançarinos de Hip hop chamado Pokemon Crew do teatro da Ópera de Lyon. Fazemos uma reflexão referente à dimensão temporal, sócio-histórico-cultural, e à performance corporal dos dançarinos. O enfoque recai sobre a passagem do grupo que ensaiava na frente do teatro para o seu interior, como profissionais, com o objetivo de verificar mudanças corporais e ideológicas, com relação à posição que os integrantes ocupam como artistas na sociedade bem como de concepções sobre a dança. Por fim discutimos a percepção das mudanças no curso de vida dos integrantes do grupo.
Palavras-chave: Dança. Corpo. Curso de Vida. Mudanças Sociais.
Ensino Superior em Artes Cênicas:
Dança
e Teatro no Brasil
Rosana
Aparecida Pimenta (UNESP)
Resumo
Este artigo foi retirado da
pesquisa de doutorado: “Concepções de currículo
e a formação inicial do professor de artes cênicas, tetro e dança”, em
desenvolvimento no Instituto de Artes da Unesp. Apresenta aspectos mais gerais
da inserção dos cursos de formação em Artes Cênicas no Brasil, assinalando a
criação cursos superiores na área. Traça um breve panorama que vai da primeira
legislação para o ensino superior na área teatral, passa pela inserção da
Educação Artística no currículo da educação básica, por meio da Lei Federal
5.692/1971, até chegar na inclusão da linguagem da Dança nos Parâmetros
Curriculares Nacionais de Arte.
Palavras-chave: Artes Cênicas. Dança.
Ensino Superior. Teatro.