Programação do evento

ABERTURA
DIA 02

8:30 às 9:30

Auditório do Centro de Educação
Cerimônia de abertura (representantes institucionais)


9:30 às 11h

Auditório do Centro de Educação
Conferência de abertura

Improvising Social Exchange:
African Influences on North American Social Dance
Prof. Thomas DeFrantz (Duke University)


11h às 12h

Saguão do Centro de Educação
Apresentação Artística 

Afoxé Oyá Tokolê


PALESTRAS

DIA 03

8:30 às 10h
Auditório do Centro de Educação

A Dança Afro de Mercedes Baptista , uma Dança Moderna Brasileira
Palestrante: Profa. Marianna Monteiro  (UNESP)
Apresentadora: Profa Maria Acselrad

DIA 04

8:30 às 10h
Auditório da ADUFEPE                     

Do terreiro ao sambódromo: um olhar sobre a dança afro-brasileira
Palestrante: Profa. Yáskara Donizeti Manzini (UNIRIO)
Apresentadora: Profa Gabriela Santana

MESA REDONDA

DIA 03

17:00 às 19:00 – Auditório do Centro de Educação 
                         
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Dança
Prof. Wanderley Marchi Junior - UFPR
Prof. Mauro Virgílio – UPE
Profa.  Kathya Maria Ayres de Godoy – UNESP
Moderador: Prof. Henrique Gerson Kohl


APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

DIA 02

15:30 às 16:00 h
Saguão do Centro de Educação

Olorum cria e recria
Isaura de Assis e Carlos Negreiros

DIA 03

10:30 às 12h 
Auditório do Centro de Educação

Documentário: Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista
Prof. Edilson Fernandes de Souza (UFPE)
Prof. Marianna Monteiro (UNESP)
Prof. Yáskara Mazini (UNIRIO)
Prof. Isaura de Assis
Apresentadora: Prof. Maria Acselrad

15:30 às 17:00h – Saguão do auditório do Centro de Educação Lançamento de livros


DIA 04

18:00 às 18:30 
Galeria Capibaribe - CAC

Feito de nós mesmos
Interfaces para a improvisação: investigações sobre a dança e a capoeira Angola
Grupo de pesquisa: Arte, Educação e Diversidade Cultural.

MESAS DE DEBATE

DIA 02

14:00 às 15:30

M2 – Sala 39
O lugar das danças populares e tradicionais na universidade.

Mesa da Rede de Cooperação em Dança - Sala 12
Das 16h às 18h
Integrantes da Cooperac DANÇA 

DIA 03

14:00 às 15:30

M1 – Sala 35
Poéticas do corpo: dança e linguagem

M2 – Sala 39
Memória, políticas culturais e narrativas da dança

M3 – Sala 41
Reflexões sobre estética, dança e educação

M4 - Sala 12
Relatos e ações de grupos de pesquisa

DIA 04

14:00 às 15:30

M1 – Sala 39
Corpo e produção do conhecimento

M2 – Sala 46
Dança: corpo, diásporas e hibridações


PAINÉIS
DIA 04

9 às 18h
Exposição – Saguão do Centro de Educação

Das 10:30 às 12:00
Apresentação - Salas 35, 39, 41 e 44

REUNIÃO CIENTÍFICA DA COOPERAC DANÇA

DIA 04

Das 15:30 às 18h
Sala 12



MESAS DE DEBATE
Dia 02 de outubro



Sala 39
Mesa 2 – O lugar das danças populares e   tradicionais na universidade


Conceitos e organização curricular da área de danças populares na UFPB
 Ana Valéria R. Vicente (UFPB)
Carolina Laranjeira (UFPB)
Sérgio Oliveira (UFPB)
Resumo
A criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, no ano de 2012, teve como base conceitual e metodológica as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico – NEPCênico, do Departamento de Artes Cênicas dessa instituição. A presente comunicação tem como objetivo apresentar as questões relacionadas ao eixo das danças populares brasileiras na estrutura curricular desse curso, bem como desenvolver reflexões acerca da implementação de uma formação nessa área com vistas a atuação profissional do licenciado em dança. Dessa forma, propomos reunir as discussões que emergem a partir da contratação de professores para o curso e atividades do Núcleo Docente Estruturante no que tange a importância, objetivos possíveis, desafios e base conceitual que justifica e direciona a construção dos Programas de Curso e atuação dos professores para esta formação pretendida.
Palavras-chave: Danças populares. Tradição. Graduação em dança.

Danças Tradicionais na Universidade Brasileira: a Dança pensada através do corpo popular
Daniela Maria Amoroso (UFBA)
Resumo
Esse artigo contextualiza quantitativamente e qualitativamente a presença das danças tradicionais nas grades curriculares dos cursos de graduação em Dança nas Universidades Federais e Estaduais Públicas brasileiras. A partir dessa contextualização, defende-se um ponto de vista da pesquisa em Dança que relaciona conceitos de análise de dança, em particular, sobre a ‘criação de um corpo ideal’ e metodologias propostas pela Etnocenologia. Defende-se ainda, o entendimento do corpo popular enquanto corpo coletivo e holístico, especialmente nas danças tradicionais de herança africana no Brasil.
Palavras-chave: Danças tradicionais. Universidade. Pesquisa.

Nas brechas, fendas e fronteiras:
desafios, potências e limites da presença das danças populares e tradicionais na universidade

Maria Acselrad/UFPE
Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar e discutir algumas experiências que venho desenvolvendo com as danças populares e tradicionais, junto ao curso de licenciatura em dança, do Departamento Teoria da Arte e Expressão Artística, da Universidade Federal de Pernambuco, onde atuo como professora e pesquisadora, articulando as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para isso, buscarei discutir os desafios do ensino, as potências da pesquisa, a liberdade e os limites da extensão, de modo a desenvolver uma reflexão sobre conceitos, práticas e perspectivas para essas danças no contexto acadêmico e contribuir para uma reflexão sobre o seu lugar na universidade pública.
Palavras-chave: Danças populares e tradicionais. Zonas de fronteira. Espaço. Tempo.

Ensino das danças tradicionais e populares brasileiras – notas sobre Alagoas
 César Cavalcanti (UFAL)
Resumo
Esse artigo relata experiências por mim desenvolvidas acerca dos modos de ensinar as danças tradicionais e populares do Brasil. Em um primeiro momento foquei a utilização das proposições de Rudolf Laban como aporte teórico-prático para a elaboração de proposta metodológica para o ensino dessas danças. O centro das investigações encontrava-se na construção de estratégias em que a apreensão de um repertório estabelecido por uma tradição cultural se tornara, a um só tempo, finalidade objetivada pelo processo de ensino-aprendizado e meio para a exploração dos aspectos estruturais do movimento e para a contextualização histórico-cultural via corpo. O atual momento do meu trabalho, concentra-se nas reflexões acerca das disciplinas Danças das Tradições Populares do Brasil 1 e 2 do Curso de Dança da UFAL. As questões perpassam pelas relações que os alunos desse Curso estabelecem com essas danças e o quanto isso interfere no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas supracitadas. Localizo as particularidades do contexto local observando-se a influência da perspectiva folclórica fortemente arraigada em Alagoas e o estranhamento desses alunos diante da proposta metodológica adotada. Discuto o quanto esses aspectos interferem nas possibilidades de experiência desses alunos com essas danças. Utilizo aqui a noção de experiência conforme proposta por Larosa (2005).
Palavras-chave: Dança. Tradição. Metodologia. Experiência. 

Dia 03 de Outubro

Sala 35
Mesa 1 – Poéticas do corpo: dança e linguagem

Linguagens em diálogos:
sobre os métodos de ensino de balé

Caroline Konzen Castro (CEFET-MG)
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de legitimação dos métodos de balé clássico e traçar um diálogo entre as especificidades e diferenças destes métodos.
Palavras-chave: Balé Clássico. Métodos de Balé. Ensino.


Sobre o véu das ninfas:
corpo, poesia e dança

Olga Valeska (CEFET-MG)
Resumo
Este ensaio analisa o ballet,“L'Après-midi d'un Faune”, usando como instrumental teórico a semiótica de Peirce. Como objeto específico de análise foi escolhido um trecho do filme, “Nijinski: uma história real”, que será abordado em seu aspecto tradutório entre a linguagem poética de Mallarmé e a linguagem híbrida da dança filmada.
Palavras-chave: Semiótica. Dança. Imagem. Tecnologia.

O Maxixe e Outros Códigos em “Nazareth”
Siane Paula de Araújo (UFMG)
Resumo
Este estudo visa analisar sobre como Grupo Corpo mescla a dança de salão, como o maxixe, a outros códigos da dança, em especial a técnica do balé clássico, para a constituição da sua linguagem coreográfica no espetáculo “Nazareth”. A obra traz a adaptação da música de Ernesto Nazareth, por José Miguel Wisnik a partir da literatura machadiana, para a dança do Grupo. Tão logo, o ponto de partida para a análise está na semiótica peirceana, nos pressupostos sobre tradução de Haroldo de Campos e no conceito de “corpomídia”. Estes referenciais que seguem desvelando os processos co-evolutivos de se tornar “corpo” dentro de um contexto.
Palavras-chave: Tradução intersemiótica. Grupo Corpo. Dança. Maxixe.

Metáforas em Cena: Mar de Pessoa(s)
Tânia Mara Silva Meireles (UFMG)
Resumo
O presente artigo procura relacionar o trabalho expressivo do artista cênico com o uso de analogias e metáforas em seu processo de formação e representação artística. Para tal, o mesmo baseia-se no entendimento de metáfora a partir dos teóricos George Lakoff e Mark Johnson (2002), para quem “a metáfora permite compreender ou experienciar um gênero de coisa nos termos de outra coisa”. Expressamo-nos continuamente e fazemos uso das analogias e metáforas em nosso fazer cotidiano na maneira como nos comportamos e nos relacionamos “no” e “com” o mundo. Expressão essa que pode ser ou não consciente, agindo automaticamente ou não. No universo da forma, a manifestação artística da cena vai fazer uso amplo e, em boa parte, intencional, das mesmas. Baseados em fragmentos dos poemas de Ode Marítima de Fernando Pessoa, relata-se uma experiência artística que buscou uma interlocução entre as artes da cena [dança e teatro] em uma linguagem poética do movimento, utilizando princípios metodológicos do Work in Progress (COHEN, 1998) e do “Processo Colaborativo”, (SILVA 2002) ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­.
Palavras-chave: Artista cênico. Metáfora. Wxpressão.

Dia 03 de Outubro
Sala 39
Mesa 2 – Memórias, políticas culturais e narrativas a dança

Políticas do Corpo:
estrutura poética da dança contemporânea


Andrea Bergallo Snizek (UFV)
Resumo
Este texto trata da prática de processos criativos, das representações do corpo no campo das artes. Partimos do pressuposto de que projetos dirigidos ao desenvolvimento da dança ou das artes performativas – neste caso especificamente no evento Solos de Dança no Sesc (2008) – efetivam propostas/ações políticas, pois legitimam o corpo como sujeito e objeto da arte, que, ao estimularem encontros e descobertas de novas plasticidades, propõem textos e tessituras inéditos. O evento em questão, ao provocar reflexões e questionamentos sobre e no campo da dança, afeta os envolvidos, artistas, equipes técnicas, produtores, críticos, administração, público etc., e ainda que não seja o objetivo principal do projeto funcionar como um evento de caráter político da dança, com muita eficiência, cria um contexto propício para o desenvolvimento da arte e da cultura carioca.
Palavras-chave: Corpo-político. Poética. Dança Contemporânea.

Conversas de dança: narrativas da memória
Renata Ferreira Xavier (UNESP)
Resumo
A pesquisa que vem sendo realizada durante o estágio pós-doutoral no Instituto de Artes da UNESP propõe dar continuidade à pesquisa colaborativa na área de dança/ história/ memória desenvolvida no doutorado e ampliá-la. O trabalho tem como objetivo documentar parte da história da dança da cidade de São Paulo, a partir do registro das entrevistas/ depoimentos de oito bailarinos da cena paulistana contemporânea. Contribuem para essa reflexão teórica, tanto autores que revisitam e atualizam a história da dança como os que abordam a questão da memória, do esquecimento e do registro documental, tais como: Louppe (2007), Dupuy (2007), Launay (2007), Greiner e Katz (2005), Carter (2004), Huxley (1994) e Layson (1994), entre outros e Nora (2013), Agamben (2008), Meneses (2007), Roussier e Sebillotte (2004) e Hammergren (2004).
Palavras-chave: Dança. História. Memória.

A dança no cenário paranaense das políticas culturais

 Silvana dos Santos Silva (UEM)
Larissa Michelle Lara (UEM)

Resumo
Para o desenvolvimento artístico-cultural de um país faz-se necessário viabilizar políticas públicas culturais que proporcionem aos agentes condições de desenvolvimento e de aperfeiçoamento das suas disposições artístico-culturais, constituindo-se, muitas vezes, na forma possível de viabilizar programas e projetos que atendam à população, principalmente, àquelas que não possuem capital econômico suficiente para terem acesso aos bens culturais. A dança, especialmente como expressão artística, está inserida nesse contexto, suscitando o interesse desse estudo que tem por objetivo investigar quais são as ações implementadas para a dança nos municípios paranaenses. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas culturais para a área e um mapeamento das ações culturais específicas para o setor em todas as 399 cidades que compõem o estado do Paraná. A coleta das informações foi efetuada por meio dos bancos de dados referentes às Pesquisas de Informações Básicas Municipais do IBGE, realizadas no período de 2005 a 2012. Os resultados apontaram que as ações governamentais para o setor são estruturadas e reestruturadas a cada nova administração pública, ou até mesmo dentro da mesma gestão, indicando depender mais do interesse político do que do entendimento sobre a importância de promover políticas efetivas para o desenvolvimento da cultura no país.
Palavras-chave: Dança. Projetos Culturais. Políticas culturais.

Indoors, outdoors:
performance e arquitetura a partir de Álvaro Siza

Valquiria Guimarães Duarte (UFG)
Marcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
O arrtigo investiga as relações entre arquitetura e artes da cena do ponto de vista da intersecção entre narrativa (narratologia) e performance (performance art; performance e plot arquitetônico narrativo) entendido aqui enquanto a provocação do espaço ao acontecimento do corpo e do movimento. Pensa as relações entre tempo e espaço no viés da performance e dos mapas do afeto, tal como nas abordagens de Giuliana Bruno e de Vito Acconci, explorando um projeto de edificação de um espaço museológico artístico, a Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, RS), projeto de Álvaro Siza.
Palavras-chave: Arquitetura. Performance. Artes da cena. Álvaro Siza.

Sala 41
Mesa 3 – Reflexões sobre estética, dança e educação

A dança no teatro musical e no cinema musical: apontamentos teóricos em interartes-intermídias
Marcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Estudo das passagens entre os termos interartes e intermídias e suas aplicações no campo de estudos da dança. Enfatiza a leitura da dança nos fenômenos do teatro musical e do cinema musical. Nestes termos, faz referência às teorias da intermidialidade (Claus Clüver), às teorias da arte e da imagem como fantasma (Georges Didi-Huberman) e às teorias da cultura de massa e da imagem (Siegfried Kracauer).
Palavras-chave: Interartes. Intermidialidade. Georges Did-Huberman. Sigfried Kracauer.

Processo de criação e práticas educativas: duas faces de uma mesma moeda?

Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP)
Flávia Brassarola Borsani (UNESP)
Gabriela Striani Pereira (UNESP)
Ìtalo Rodrigues Faria (UNESP)
José da Silva Romero (UNESP)
Maria Carolina Macari (UNESP)
Resumo
A proposta neste texto foi realizar uma reflexão sobre os processos de criação e formação do artista criador da cena como ser humano sensível, reflexivo e político. Este artigo é fruto dos estudos coletivos, realizados pelos integrantes da sublinha de pesquisa Procedimentos e Processos de Criação em Dança do Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação (GPDEE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp (IA/Unesp), coordenado pela Profª Drª Kathya M.A.Godoy. A criatividade, como experiência vital e potencial da condição humana, está atrelada à expressão e à maturidade do indivíduo. Nessa perspectiva, apresentamos o artista como um ser humano que opera diretamente o pulso criativo, uma vez que ordena, seleciona e cria formas para as expressões do seu mundo interior, colocando suas materialidades artísticas em diálogo com o mundo exterior, estabelecendo, com isso, relações entre o EU e o MUNDO. Buscamos, com essas premissas, tecer considerações sobre o processo de criação e de formação do artista na atribuição de significados em artes cênicas e, em especial, a dança. Para isso, usamos como referência Ostrower (2008), Salles (1998), Pareyson (2001) entre outros que discutem os processos de criação como possibilidade formativa e educativa.
Palavras-chave: Processo de criação. Formação. Experiência estética. Criação em dança

Apontamentos sobre a dança e o conceito de aura em Walter Benjamin

Odilon José Roble (UNICAMP)
Karen Adrie de Lima (UNICAMP)
Resumo
Este texto aborda o conceito de aura na filosofia de Walter Benjamin a partir de suas possíveis aproximações com a dança. Buscamos uma argumentação sobre a existência de um tipo de aprendizado do bailarino que é específico do momento do espetáculo, do “aqui e agora” da cena, o que é conceituado por Benjamin como o hic et nunc da obra de arte. Inferimos que um espetáculo de dança jamais será o exatamente o mesmo em todas as suas performances e que o hic et nunc, pode ser capaz de propiciar ao bailarino uma gama de percepções que lhe são singulares. Evidentemente, não desejamos uma posição ingênua, que considere a dança como uma arte imune aos problemas da reprodutibilidade, porém, destacamos a possibilidade de preservação consciente da aura por meio das potencialidades da cena e da educação que dela emerge.
Palavras-chave: Dança. Bailarino. Espetáculo. Hic et Nunc.

Mesa 4 – Relatos e ações de grupos de pesquisa


Compartilhar e encontrar  
Ações no Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade

Emilliano Alves de Freitas Nogueira (UFU)
Resumo
O presente trabalho pretende descrever ações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-espaço e Territorialidade, que desde 2010 desenvolve investigações sobre composição em tempo real na dança contemporânea. Dentre as ações desenvolvidas pelo grupo, serão relatados o compartilhamento dos trabalhos feito através do livro “Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea” (lançado em 2012), e do caderno “Anexo: cadernos de criação e pesquisa, volume I” (sobre os processos de pesquisa no primeiro semestre de 2011); e de dois encontros realizados: a residência artística “Proposições Poéticas em Tempo Real” (realizada em julho de 2012 em Belo Horizonte/MG) e o “Temporal– Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real” (realizado em dezembro de 2012 em Uberlândia/MG).
Palavras-chave: Composição em tempo real. Dança contemporânea. Grupo de pesquisa.
A construção do conhecimento sensível pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação
Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP/IA)
Resumo
Este texto relata as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação no biênio 2011/2013 para a elaboração do que nomeamos como conhecimento sensível em dança. Essa construção se deu inicialmente pela criação de três sublinhas de pesquisa que objetivaram estudar diferentes aspectos da dança em diálogo com o ensino, aprendizagem, formação, metodologias, processos de criação, difusão, memória e políticas públicas na contemporaneidade, seguida da realização de dois projetos coletivos: Poéticas da Dança na Educação Básica e Quinta em Dança - ações artísticas educativas e culturais na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: Arte. Dança. Conhecimento. Projetos

Porque nos reunimos?
Análise de algumas ações do Grupo de Pesquisa Artes do Movimento

Joana Ribeiro da Silva Tavares (UNIRIO)
Grupo de Pesquisa Artes do Movimento (UNIRIO)

RESUMO
O texto apresenta algumas ações organizadas pelo Grupo de Pesquisa Artes do Movimento, nos últimos cinco anos, tais como: o II Engrupedança (2009), o I Seminário Internacional Corpo Cênico (2011) e o I Simpósio Internacional Artes do Movimento (2012). Através da análise das ações supracitadas, entre outras, é possível observar a criação de diferentes lócus de pesquisa, cujo foco maior, o corpo cênico, é investigado considerando seus aspectos historiográficos, estéticos e pedagógicos.
Palavras-chave: Corpo Cênico. Dança. Teatro. Grupo de Pesquisa Artes do Movimento.

Dia 04 de outubro

Sala 39
Mesa 1 – Corpo, arte, processos identitários e valores humanos

A influência do método GDS na qualidade performática de bailarinos

Evanize Kelli Siviero Romarco (UFV)
Ana Maria Macara de Oliveira (UTL)
Resumo
Conduzir o corpo a um processo de aprendizado integrado, que envolva a capacidade de ler interiormente, sensações, hábitos e comportamentos que este pode revelar, pode trazer contribuições significativas a favor não só da boa saúde, mas também, da expressividade artística e do movimento na dança. Assim o objetivo deste estudo foi de verificar se o método GDS aplicado em aulas de Dança Contemporânea pode contribuir no aprimoramento do movimento expressivo e performático de graduandos de cursos superiores de Dança. Esta pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, baseada na pesquisa-ação. Participaram 32 alunos do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa-MG, formando dois grupos (G1 e G2). Para a coleta de dados utilizamos diários de bordo, entrevistas e observações das aulas. Também aplicamos um questionário para avaliar a qualidade de interpretação dos alunos antes a após a apresentação de uma sequência de movimentos. Os dados foram tratados quanti-qualitativamente. Pudemos considerar que o corpo na dança possui uma qualidade de movimento, performática que com o método GDS, houve de forma expressiva, principalmente no Grupo 2, uma mudança na qualidade performática dos participantes, contribuindo não só com o processo de criação, mas com o de lapidação da composição em dança.
Palavras-chaves: Dança. Educação somática. Movimento.
Identidades e práticas corporais na produção de conhecimento em educação física

Larissa Michelle Lara (UEM)
Resumo
Esse texto objetiva discorrer sobre identidades e práticas corporais na produção de conhecimento em educação física no intuito de entender como o segundo conceito emerge na área como um dos elementos próprios da constituição identitária de um dado campo acadêmico. A compreensão de identidade perpassa a tematização da diversidade e diferença, sendo abordada, notadamente, com base em Stuart Hall. Essa tematização dá-se a partir do contexto da modernidade tardia (como denomina Hall), a qual estabelece novos parâmetros orientadores para a vida humana e para as relações dos sujeitos em sociedade. O conceito de práticas corporais é tratado a partir de incursões teóricas por literatura específica na área de educação física, apontando-se os avanços e os limites desse termo em sua produção de conhecimento. Apesar dos esforços empreendidos e do impacto de produções no cenário da educação física brasileira, o conceito de práticas corporais ainda encontra-se em construção, carecendo de constante revisão por parte da comunidade acadêmica. O desafio, como entendo, é manter um jogo tensional que abarque o diferente, as várias identidades que lhe são constitutivas no campo da educação física sem cair no ecletismo e no “pode tudo” que contribui com imprecisões e falta de radicalidade.
Palavras-chave: práticas corporais, educação física, produção de conhecimento.

Corpoarte:
Rumo à revolução humana no currículo escolar

Rita de Cássia Franco de Souza Antunes (Unesp/SME-RJ)
Resumo
O ponto de partida desta construção foi a inquietação em relação à persistente fragmentação na abordagem do corpo e dos conteúdos de ensino. A Escola ainda falha na forma de organizar os saberes a serem ensinados de modo integrado e humanístico, apesar da dificuldade em superar resultados indesejáveis no que se refere a objetivos voltados à convivência criativa e pacífica. É defendido o reconhecimento do corpo como entidade que marca a presença humana no cotidiano escolar. Para tanto, são colocados argumentos de acordo com proposições de educação para uma vida criativa de Tsunessaburo Makiguti, com o conceito de currículo em ação e do abraçar de saberes na abordagem complexa, que visam a captar o olhar, o pensar e agir das instâncias, sob as quais professores são formados inicial e continuadamente, em relação ao corpo como mote à abertura e/ou ampliação de possibilidades interativas entre os saberes do ser e do mundo, assim como entre os que ensinam e aprendem. Em termos específicos, Educação Física e Artes formam a plataforma onde se enfoca a inclusão do corpoarte como tema transversal que trata do ser em movimento no cotidiano escolar, tendo em vista a cultura de paz no Século XXI.
Palavras-chave: Corpoarte. Makiguti. Educação Física. Artes. Currículo.

Sala 46
Mesa 2: Dança: corpo, diáspora e hibridações

Trânsitos na diáspora:
como coreografar uma festa no terreiro

Fernando Marques Camargo Ferraz (Unesp)

Resumo
Esta comunicação visa analisar uma vivência artística gerada no interior de uma comunidade religiosa. A partir da discussão contemporânea sobre o conceito de diáspora negra, pretende levantar provocações sobre a ideia de tradição cultural afrodescendente, da dança como atividade artística profissional e dos processos de hibridização.
Palavras-chave: Diáspora. Tradição. Dança negra.

Improvisação, capoeira e dança:
o compartilhamento de uma pesquisa artístico-acadêmica

Gabriela Santos Cavalcante Santana(UFPE)

Resumo
O presente artigo discutirá os objetivos, os métodos e parte dos resultados parciais da pesquisa em andamento Interfaces para a Improvisação: investigações sobre a dança e a capoeira Angola; abrigada no grupo de pesquisa Arte, Educação e Diversidade Cultural do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Para tanto, serão apresentados conceitos que orientam a visão de corpo, a abordagem de improvisação utilizada na referida pesquisa, bem como reflexões a respeito das escolhas metodológicas para o desenvolvimento das investigações. A trama teórica é construída por ideias advindas da área da dança, da neurociência e da neurolinguistica. A discussão dos resultados, ainda que parciais, visa o compartilhamento de ideias centradas na relação entre uma prática cultural - a capoeira Angola - e pressupostos de um pensamento contemporâneo em dança, permitindo conexões entre a improvisação, a dança e a capoeira.
Palavras-chaves: Capoeira Angola. Dança. Improvisação. Composição.

Corponectivos em diásporas – uma reflexão para a pesquisa em dança

Lenira Peral Rengel  (UFBA)
Patrícia Cruz Ferreira  (UFBA)
Fernando Davidovitsch  (UFBA)
Resumo
Corponectivos significa corpomente congregados e Corponectivos em diáspora propõe a metáfora de corpo (LAKOFF e JOHNSON, 1999, 2002; RENGEL, 2007) como diáspora. Diáspora não como dispersão, mas como motivação e a ação de associação do mundo perceptivo (RUTHROF, 2000, 2010), seja o da arte ou o da vida. É essa possibilidade de espalhamento dos próprios corpos de diferentes línguas e modos de dançar e pesquisar dança que faz com que esses se traduzam. As singularidades conjuntas das linhas de pesquisa do Corponectivos buscam uma transformadora mundividência do corpo que dança e de suas ações, entendendo ações como enações, compreendida ação em seus aspectos psicológicos, biológicos, sociais, culturais imbricados (VARELA, THOMPSON e ROSCH, 1993). A pesquisa em dança como um sistema aberto apto a contaminar e ser contaminado (KATZ e GREINER, 2001; KATZ, 2005) só se efetiva no coletivo da sociedade, da cultura e da arte. Portanto, as inter-relações são vinculações de enações: na educação e nos procedimentos metodológicos artístico-pedagógicos, na política, no comportamento, na economia, nos processos criativos que pesquisam seus próprios modos de agir em sentidos percepto-intelectuais que se dão inseridos em um mundo que não é pré-dado.
Palavras-chave: Dança. Metáfora. Pesquisa. Diásporas.



PAINÉIS


Dia 04
Das 10:30 às 12:00

Sala 35

Dança, comunicação e saúde:
Uma introdução às leituras e comunicação do corpo e processos psíquicos e socioculturais na experiência do parto

Adriane Maria dos Santos Reis (UFG)
Márcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Esse estudo pretende compreender a dinâmica comunicativa que se estabelece entre corpos durante o trabalho de parto, especificamente na relação entre uma doula e a parturiente. A doula é uma pessoa que fornece conforto físico e psicológico para a mulher durante e após o parto, sendo capacitada a ler necessidades da parturiente. Nesta comunicação corporal é possível identificar um pensamento de dança. O conceito de dança aqui é o do corpo que se comunica, interpreta e reage. Para tanto faz uso de dois métodos de leitura do corpo e das relações entre os corpos da doula e da parturiente, identificando modos de comunicação no sistema labaniano e formas sintomais e traumáticas, num enfoque psicanalítico (Freud).
Palavras-chave: Corpo comunicacional. Corpo Sintomal; Comunicação corporal. Doula, Laban-Freud.
Perder-se – A Fluidez da imaginação como motivação do movimento dançado
Alexandre da Silva Mendes (UFRJ)
Resumo
Neste texto proponho o movimento dançado como uma resultante entre a vontade e a imaginação. Tal relação desencadeia um processo embrionário do mover-se poeticamente, gestado pela vontade de lançar-se ao imprevisível e pelo ato incessante da criação de imagens. A imaginação é a propulsora do movimento caracterizado pela dinâmica de uma fluidez que nos serve como fonte de criação em dança.
Palavras-chave: Espaço. Corpo. Imaginação. Movimento.

Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas

Amanda Caline da Silva Omar (UFPE)
 José Jorge dos Santos Neto (IFPE)
Resumo
Trata-se de um estudo bibliográfico referente ao uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e suas relações com o ensino de dança. Tendo em vista a importância atual de associar o conhecimento ao contexto tecnológico e atendendo as exigências da sociedade, valendo-se do embasamento teórico e partindo de autores contemporâneos, apresenta-se a então, referências que auxiliam a compreensão do uso das TIC no ensino de dança.
Palavras-Chaves: Tecnologia. Aprendizado. Ensino de Dança. Software.

Usos da dança em processos terapêuticos:
dançaterapia em enfoque psicanalítico. Um estudo em iniciação à pesquisa

Amanda Pathiely Serrânia Faria (UFG FEF)
Thais Alves Miranda (UFG FEF)
Marcio Pizarro Noronha (UFG FEF - PPGH FH)
Resumo
Graduandas do curso de licenciatura em dança pela Universidade Federal de Goiás, em nosso primeiro trabalho de iniciação à pesquisa, temos como objetivo discutir sobre o papel da dança, através de um olhar psicanalítico, como meio terapêutico que pode contribuir para a readaptação e reabilitação de crianças que sofreram algum trauma tanto físico como psíquico. Inicialmente objetivamos pensar o papel da dança como mediadora para compreensão da linguagem corporal que se estabelece com o meio e consigo em detrimento ou não de algum transtorno vivido e a subjetividade humana. Para tais pesquisas, recorremos a Freud, baseando-nos em suas obras. Queremos com isso apontar uma ampliação dos campos de atuação da dança e inseri-la cada vez mais como uma prática de saúde usada como instrumento para compreender o indivíduo, através de sua expressividade corporal e seus movimentos sendo estes carregados de significações transparecendo questões sociais, culturais, psicológicas etc.
Palavras-chave: Psicanálise. Traumas psicossomáticos. Dança terapia. Psicomotricidade.

Dança Afro:
reconstruindo identidades

Eliano Macedo Souza (UNESP)       
Resumo
Este artigo tem por finalidade promover a implementação da Lei n° 10.639/03, e proporcionar práticas de inclusão pelo viés da Dança, identificar e valorizar a pluralidade cultural dentro do contexto escolar, mais especificadamente a cultura afrodescendente levando-os a posicionar-se contra a discriminação cultural, social, religiosa, gênero e etnia dentre outros.
Palavras chave: Educação. Identidade. Dança. Arte.

Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea
Emilliano Alves de Freitas Nogueira (UFU)
Resumo
O espetáculo “Sobre pontos, retas e planos” é o objeto de estudo dessa pesquisa, que pretende relacionar a cenografia à composição em tempo real em dança contemporânea. Este trabalho é realizado pelo Conectivo Nozes, núcleo de extensão do Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade, criado em 2010 na Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa buscará analisar as relações entre intérpretes, cenografia e espaço arquitetônico, analisando cinco apresentações do espetáculo em diferentes lugares.
Palavras-chave: Composição em tempo real. Dança contemporânea. Cenografia. Espaço cênico.

Sala 39

Caminhos da pesquisa: O professor reflexivo em dança e os possíveis diálogos com a educação infantil
Carolina Romano de Andrade (UNESP-SP)
Resumo
Este painel pretende apresentar os caminhos que permeiam a pesquisa de doutoramento desenvolvida na Universidade Estadual Paulista, sob a orientação da Prof Dra Kathya Maria Ayres de Godoy.  Desta maneira, esta pesquisa objetiva elaborar uma proposta orientadora de matrizes do ensino de dança que intitulo O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil em que compartilho das ideias de Donald Schön (2000) no que se refere ao professor reflexivo, que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação. A proposta pretende refletir sobre os saberes necessários ao profissional que atua/atuará com dança na escola especificamente na Educação Infantil a partir da análise da formação inicial e continuada do professor. A perspectiva é que essas diretrizes possibilitem um pensamento crítico reflexivo em relação a atuação do professor que esteja disposto a desenvolver os contextos próprios da dança.
Palavras-Chave: Dança. Formação de Professores. Educação Infantil.

A dança na escola para a educação infantil: elementos e estratégias

Carolina Romano de Andrade (UNESP)
Fernanda de Souza Almeida (UNESP)

Resumo
Este painel tem como objetivo identificar alguns conteúdos próprios da dança na educação infantil, bem como possíveis estratégias de ensino desta linguagem artística na escola. Pretende-se com esse levantamento contribuir com a formação de professores capazes de trabalhar a dança em seus ambientes educacionais com os pequenos, uma vez que percebemos que há muitas dúvidas em relação a esse fazer. Sentimos a necessidades da elaboração de um documento orientador específico que auxilie o professor, na articulação dos conhecimentos de corpo, movimentos e sua a transformação em dança, e nossas pesquisas de mestrado e doutorado estão indo ao encontro disto.
Palavras-chave: Dança na escola. Educação infantil. Práxis educativa. Formação de professores.

Projeto Brincando para Dançar:
uma experiência poética

Flávia Teodoro Alves (UNESP)
Resumo
Este trabalho pretende compartilhar a experiência como aluna cursista do projeto Poéticas da Dança na Educação Básica, realizado entre 2011 e 2012 pelo Grupo de Pesquisa: Dança, Estética e Educação (GPDEE), ligado ao Instituto de Artes da Unesp, em especial como proponente e executora de um de seus subprojetos, Brincando para Dançar, bem como compartilhar os desdobramentos e reflexões decorrentes destas ações. Primeiramente, foram feitas explanações acerca da natureza do funcionamento do projeto Poéticas, em suas três fases, para posteriormente, esclarecer os pressupostos teóricos que animaram o subprojeto Brincando para Dançar, fundamentalmente a noção de corpo lúdico proposta por Marques (2006), o play de Lessac (apud Donadel, 2010) e a reflexão na ação e sobre a ação proposta por Schön (1992). Foi feito o relato da elaboração do projeto, bem como o contraste entre as expectativas alcançadas e desafios trazidos pela sua execução.
Palavras-chave: Brincadeiras. Ludicidade. Poéticas da Dança.

O Kung Fu como experiência cinestésica para bailarinos contemporâneos

Gabriela De Matteu Donati(UNICAMP)
Odilon José Roble (UNICAMP)
Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre o cruzamento de duas artes: a arte marcial chinesa Kung Fu e a Dança Contemporânea. Buscamos analisar os ganhos de bailarinos contemporâneos ao receberem estímulos estéticos a partir de movimentações do Kung Fu e como isto os pode influenciar em uma criação coreográfica espontânea. Nesse sentido, lançamos mão de um conceito que permite esse trânsito entre formas distintas de sensibilidade, ou seja, a cinestesia. Esse tipo de estudo tem estado presente no cenário contemporâneo da pesquisa em dança no contexto norte americano e ainda é um modelo emergente na investigação nacional. Apoio: CNPq.
Palavras-chave: Kung Fu. Cinestesia. Dança Contemporânea.

Interconexões:
Imersão e inserção na cultura surda por meio da dança

Graciele Ribeiro Galdino (UFV)
Resumo
Este artigo antes de tudo, trata-se de um relato de experiência que teve seu desenvolvimento em aulas  aplicadas aos alunos da APAE ( ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXPECIONAIS )  na cidade de Viçosa durante o primeiro semestre de 2013 pelos alunos de licenciatura em Dança, tais alunos tiveram como disciplinas o ensino e a  prática  da dança na educação especial, o que teve grande valia e troca de conhecimentos entre ambas as partes. A  pesquisa  além de apresentar brevemente certas quebras de paradigmas  que aconteceram tanto da parte dos universitários, quanto dos alunos da APAE, se fomenta na discussão e reflexão da dança como linguagem, sendo considerada natural e inerente a capacidade humana; A dança por si mesma, revela uma identidade no individuo, e é por meio dessa descoberta que a cultura ouvinte contracena com a comunidade surda desvelando multiplicidades entre a expressão corporal de cada indivíduo e suas peculiaridades.
Palavras chaves: Cultura. Dança. Surdez.

Possíveis relações entre a Dança Contemporânea e o conceito de mimesis em Aristóteles

Jéssica Bonvino (UNICAMP)
Odilon José Roble (UNICAMP)
Resumo
Para Aristóteles, a essência da arte é a mimesis (representação) da natureza, sendo natureza o princípio de vida. A partir disso, buscamos hipóteses para relacionar a dança contemporânea atual com esse conceito da filosofia aristotélica. Através de um ensaio filosófico construímos uma argumentação conceitual em torno do tema na qual a principal inferência obtida é que a dança contemporânea faz uma mimesis do cotidiano e das expressões desse cotidiano em nossas vidas, gerando no espectador e no próprio artista uma representação de sua própria vida no palco.
Palavras-chave: dança contemporânea, mimesis, Aristóteles.


              Corpo em registro: A Dança como cultura corporal e suas possibilidades

Jessila Gomes Ambrósio (UFV)
Resumo
A disciplina de DAN181(composição solística) do curso de graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa, tem como principal objetivo possibilitar aos alunos uma experiência como interprete criador, além de estimular a formação de diretores coreográficos. Para a aplicação de todo conhecimento teórico, foi introduzido propostas de Blom e Chaplin, que são conhecidas como estratégias em manipulação em dança, que através de comandos específicos quanto a qualidade de movimentos do interprete, tem por objetivo modificar ou ampliar tais criações, afim de que o dançarino possa sair de uma zona de conforto, criado novas possibilidades de movimentação. Por meio desta experiência surgiu o interesse em relatar e refletir criticamente acerca de como se deu o processo na disciplina e como essas interferências e diálogos podem contribuir para o conhecimento acadêmico e cientifico, possibilitando o pensar e o fazer artístico, dentro da criação em Dança.
Palavras Chaves: Processo. Criação. Estratégias de manipulação
Sala 41


Maya Angelou:
documentos de artista, documentos de arte. A multiartista em multimeios e seus arquivos transmidiais. Literatura, canção, dança e suas plataformas midiáticas de exposição na web

Juliana de Oliveira Ferreira (UFG)
Márcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Este trabalho é um estudo de caráter bibliográfico e monográfico que abordara a trajetória e obra de Maya Angelou (Marguerite Ann Johnson), numa perspectiva das relações entre arte e psicanálise e estudos em nova história biográfica. O foco é o de analisar as diferentes linguagens abordadas pela artista. Trazendo as relações entre arte, cultura e etnicidade. “Nesse artigo trará a analise de sua primeira obra literária.” Eu Sei Porque o Pássaro canta na Gaiola”.
Palavras – chave: Arte. Cultura. Etnicidade.

Da Literatura ao Teatro musical e ao Audiovisual
Karine Sousa da Silva (UFG)
Marcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Este texto é a primeira versão em forma de artigo do projeto de I.C. sobre as relações entre literatura, teatro musical e cinema musical, tendo como fonte de pesquisa a obra "Adeus a Berlim", de Christopher Isherwood, da qual uma das histórias narradas é a da jovem Sally Bowles em suas aventuras artísticas e sexuais num cabaret berlinense. Esta história acabou por sendo adaptada para o teatro e, posteriormente, para o cinema, sob o título de Cabaret. O texto original “Adeus a Berlim” de Christopher Isherwood é uma obra que evoca a capital alemã do ano 1930, o glamour e o excesso de tensões raciais e a falsa respeitabilidade da burguesia. Dentro desta obra a outras versões artísticas, o espetáculo Cabaret produzido por John Van Bruten e o filme americano também nomeado Cabaret de 1972 dirigido por Bob Fosse, serão estudados e analisados na contextualização das diferentes linguagens artísticas.
Palavras-chave: Teatro Musical. Audiovisual. Interartes.

Dançando por princípios – compartilhando o processo de pesquisa e criação do grupo O Corpo em Festa

Hayala César(UFPE)
Marcela Rabelo (UFPE)
Maria Acselrad (UFPE)
Raíssa Fonseca (UFPE)
Uana Mahin (UFPE)

Resumo
Este trabalho pretende apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos que o projeto de pesquisa O Corpo em Festa tem desenvolvido no âmbito de laboratórios de criação, com foco numa investigação sobre princípios de movimento, identificados em danças populares e tradicionais. Tais princípios vêm sendo compreendidos como forças motrizes que abastecem de sentido as danças estudadas pelo grupo, podendo chegar a ser consideradas como paradigmas da tradição. 
Palavras-chave: Danças populares e tradicionais. Princípios de movimento. Forças motrizes.

Alguns aspectos da Física Mecânica e Dança: procedimentos técnico-criativos
Mariane Araújo Vieira (UFU)
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar possíveis relações de alguns conceitos da Física Mecânica com a área da Dança. Aproximar as duas linguagens possibilita a compreensão de aspectos físicos do movimento. Como forma de realizar essa inter-relação, a partir do olhar da Dança, busca-se integrar estudos e análises desses conceitos de Equilíbrio, Torque e Rotação da Física Mecânica relacionados aos procedimentos técnico-criativos abordados no Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço e Territorialidade da Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: Física Mecânica. Dança. Corpo.

O ki do ator

Nara Waldemar Keiserman (UNIRIO)
Resumo
Avançando na Pesquisa Institucional Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual, na etapa “Teatro e Espiritualidade”, em que se procede à busca pela conceituação de um Corpo infinito para o ator, trata-se aqui, de forma ainda incipiente, da apropriação de princípios e conteúdos aproximados das Artes Marciais, sendo o principal o conceito de ki.
Palavras-Chave: Corpo. Chakras. Movimento. Ki.

Sala 44
Os passos da dança no Polo Cultural das Artes Carnavalescas

Maria Inês Franco de Souza Antunes (IFIRJ)
Resumo
Carnaval, uma manifestação cultural que nos inspira a propor a existência de um polo cultural das artes carnavalescas fundamentando sua construção na ampliação do contato dessa cultura da base da sociedade criadora ao universo dos que espiam, usam, observam, lutam, lucram, se sustentam e se divertem. Queremos o reconhecimento profissional dos anônimos, aqueles que fazem as muitas artes que o compõem e a formação técnica das mãos-de-arte reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura. No desafio da construção desse polo cultural em sua estrutura acadêmica e física, de forma coletiva e participativa da sociedade em fóruns de debates e decisórios, convidamos a comunidade presente ao IV ENGRUPE a colaborar no intercâmbio de ideias que se referem ao bailado carnavalesco para elaboração dos conteúdos desses fóruns.
Palavras-chave: Artes carnavalescas. Regulamentação profissional. Artistas-artesãos.

Notas sobre Maya Deren e a coreografia no cinema

Maurício Barbosa Lima (UFPB)
Guilherme Barbosa Schulze (UFPB)
Resumo
O cinema feito pela cineasta ucraniana Maya Deren talvez tenha a intenção de criar uma “nova realidade” ao subverter, transformar e ressignificar imagens. Um espelho passa a ser mais que somente um instrumento no qual podemos ver nossa própria imagem. Quando Deren coloca fragmentos de um espelho no mar, está sugerindo um tensionamento de seu sentido cotidiano, ampliando as possibilidades de leitura. Coreograficamente, para que essa subversão de significados aconteça, Maya Deren recorre, por exemplo, a uma movimentação corporal não-cotidiana, a enquadramentos de câmera que não apenas testemunham, mas também “dançam” juntamente com o interprete, e à montagem que potencializa esse tensionamento de significados. Para compreender um pouco mais o trabalho de Maya Deren, utilizamos uma proposta de análise voltada para a videodança sugerida por Schulze (2012). A imagem é percebida em três dimensões possibilitando uma descrição detalhada sobre determinado trabalho. Propomos aqui um olhar sobre Maya Deren em dimensões.
Palavras-chave: Maya Deren. Videodança. Subversão da realidade.

Contribuições do pensamento nietzschiano na abordagem dos processos de criação em dança cênica (artística)

Fernanda da Silva Passos (UFG)
Nayara Lima Vianey (UFG)
Marcio Pizarro Noronha (UFG)
Resumo
Este artigo tem como objetivo relacionar quais as contribuições que o pensamento nietzschiano traz para os processos de criação em dança cênica. O artigo foi construído através de uma revisão bibliográfica e para melhor compreensão dividimos o texto em quatro pontos para nortear a discussão, sendo eles: Nietzsche e a obra de arte, Nietzsche e o artista, os processos criativos e danças específicas. Concluímos que as contribuições de Nietzsche acrescentam possibilidades para a criação em dança cênica. Mesmo o ballet clássico sendo tipicamente apolínea ela pode vir a atingir outros lugares dependendo da produção artística de seu criador.
Palavras-chave: Dança. Nietzsche. Processo criador. 

      Um estudo sobre a voz na construção do movimento em dança contemporânea

Priscila Ortelã André Nov (Unesp)
Resumo
Este trabalho deseja investigar a influência da voz no movimento dançado em uma cena de Dança Contemporânea. Para tanto criei um duo contemporâneo junto a outro dançarino do grupo, Wagner Brancaccio, para o espetáculo Engrenagens do Tempo, desenvolvido entre 2011 e 2012 pelo grupo IAdança – Núcleo ContamporanIA. O processo de criação da obra foi inspirado em Domenico De Masi, autor do livro O Ócio Criativo. A partir de suas ideias, me propus a compreender como os elementos corporais voz e movimento se relacionam em uma situação de Dança Contemporânea. Para isto recorri a alguns referencias teóricos como Eugenio Barba, Émile Jaques-Dalcroze, Lucia Gayotto e Edmée Mello a fim de estabelecer uma discussão entre o que eles afirmam e o que observei por meio da construção cênica. A pesquisa está em andamento.
Palavras-chave: Processo de Criação. Movimento. Performance vocal, Domenico De Masi.

Curso de vida, corpo e mudanças sociais:
O Pockemon Crew da Ópera de Lyon

Rita Ribeiro Voss (UFPE)
Resumo
O artigo aborda o projeto de pesquisa desenvolvido na França sobre um grupo de dançarinos de Hip hop chamado Pokemon Crew do teatro da Ópera de Lyon. Fazemos uma reflexão referente à dimensão temporal, sócio-histórico-cultural, e à performance corporal dos dançarinos. O enfoque recai sobre a passagem do grupo que ensaiava na frente do teatro para o seu interior, como profissionais, com o objetivo de verificar mudanças corporais e ideológicas, com relação à posição que os integrantes ocupam como artistas na sociedade bem como de concepções sobre a dança. Por fim discutimos a percepção das mudanças no curso de vida dos integrantes do grupo.


Palavras-chave: Dança. Corpo. Curso de Vida. Mudanças Sociais.



Ensino Superior em Artes Cênicas:
Dança e Teatro no Brasil

Rosana Aparecida Pimenta (UNESP)
Resumo
Este artigo foi retirado da pesquisa de doutorado: “Concepções de currículo e a formação inicial do professor de artes cênicas, tetro e dança”, em desenvolvimento no Instituto de Artes da Unesp. Apresenta aspectos mais gerais da inserção dos cursos de formação em Artes Cênicas no Brasil, assinalando a criação cursos superiores na área. Traça um breve panorama que vai da primeira legislação para o ensino superior na área teatral, passa pela inserção da Educação Artística no currículo da educação básica, por meio da Lei Federal 5.692/1971, até chegar na inclusão da linguagem da Dança nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte.
Palavras-chave: Artes Cênicas. Dança. Ensino Superior. Teatro.