Histórico


O I ENGRUPE Dança foi criado para identificar as produções multidisciplinares de conhecimento em Dança desenvolvidas em todo o país para promover o encontro e o intercâmbio entre os grupos de pesquisas certificados pelo CNPq. O primeiro evento aconteceu no Instituto de Artes da UNESP-SP, em 2007 e foi realizado pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação com o tema “Pesquisas Multidisciplinares em Dança”, que contou com a participação de sete grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados institucionalmente, os quais passaram a estabelecer ações de intercâmbio acadêmico.
O segundo evento ocorreu em 2009 e foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e teve como tema "Diálogos e Dinâmicas". Além das mesas de debate promovidas pelos grupos de pesquisa, o ENGUPE passou a estimular o intercâmbio com pesquisadores internacionais convidados para suas conferências.
Em 2011, o III ENGRUPE Dança teve como tema os “Dilemas e desafios do campo da dança” em termos profissionais e da produção do conhecimento e foi realizado pela Universidade Estadual de Maringá por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, e, em especial, pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, que também integra a Rede de Cooperação Acadêmica em Dança – Cooperac DANÇA, projeto idealizado no 1 º ENGRUPE e está sendo formalizada como resultado das ações das instituições de ensino envolvidas (UNESP, UNIRIO, UFG, UEM).
Cabe ressaltar que os membros da Cooperac DANÇA vêm empreendendo esforços no sentido de materializar a cooperação institucional, por meio de reuniões que possam intensificar as ações empreendidas, a exemplo de reuniões científicas que ocorreram no período entre os encontros/eventos abertos ao público, como as ocorridas entre 1º e 02/11/2008, na Universidade Federal de Viçosa, e entre 12 e 13/11/2010, no Instituto de Artes da UNESP/SP. Nessas reuniões, em que compareceram líderes e membros dos grupos fundadores do ENGRUPE, foram discutidas ações coletivas, como o acordo de cooperação acadêmica e pré-organização do próximo encontro, dentre outros assuntos importantes para a Rede.
A UFPE foi convidada a participar na  COOPERACdança  na última reunião científica realizada no Instituo de Arte da UNESP, em julho de 2012. Nessa mesma ocasião, se acordou a realização do realização do IV ENGRUPE Dança cujo tema, idealizado pela comissão organizadora intitula-se “Pesquisa em dança: interculturalidade e diásporas”. O evento estará integrado às atividades do VII CNEF (Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal) e ao III CIEF (Congresso Internacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal), que acontecerão nos dias 1, 2, 3 e 4 de Outubro. O IV ENGRUPE Dança conta também com os apoios do grupo de pesquisa “Subjetividades coletivas, processos de resistência e inovação política em práticas educacionais”. do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, do curso de Dança e do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação.
As ações aqui referidas consolidam a Rede de Cooperação Acadêmica de Pesquisa em Dança (COOPERAC) constituída, até o presente momento, por três instituições públicas de Ensino Superior, UNESP, UEM, UFPE, nas áreas de Educação, Dança, Artes e Educação Física as duas primeiras associadas a programas de pós-graduação. A realização do evento representa um incremento da produção do conhecimento multidisciplinar, que viabiliza não só o debate como também a disseminação da produção de pesquisa possibilitando assim a formação de uma massa crítica indispensável para o fortalecimento e expansão dos estudos e pesquisas sobre dança. Além disso, a rede promove na ocasião do ENGRUPE a aproximação a novos parceiros da Pós-Graduação brasileira cujos projetos conjuntos possibilitam o trânsito de ideias e intercâmbio de alunos e professores entre das IES envolvidas.